WebSummit

WebSummit: o que vimos por la’

O WebSummit já foi chamada de “a melhor conferência de tecnologia do mundo”, “o maior show de tecnologia na Terra” e “Davos para geeks”. Entre os dias 6 e 9 de Novembro, a feira aconteceu pelo segundo ano consecutivo em Lisboa, Portugal.

WebSummitDiversos brasileiros de todos os Estados do Brasil estiveram lá em busca de conhecer o que há de mais inovador no mundo. Na abertura da conferência, Paddy Cosgrave, CEO do WebSummit foi bem claro: o maior benefício da conferência seria o networking ali criado. Sim, pois todos que estavam ali tinham o mesmo objetivo em comum e estavam ansiosos para conhecer pessoas e fazer negócios. Com todos que conversei ao final do evento, não havia dúvidas: o WebSummit sem dúvida é o lugar para levar sua startup se você deseja se internacionalizar.

WebSummitNuma conferência onde houve palestras sobre diversos temas e tantos assuntos interessantes o mais difícil era conseguir definir sua própria agenda. Temas como: Inteligência artificial, a transformação do emprego, mudanças no comportamento das gerações futuras, conflitos políticos, questões ambientais, igualdade racial e sexual, mobilidade, evolução das cidades, transporte autônomo, o sexo na era digital, a evolução dos robots e da comunicação humana, foram abordados durante a semana.

Destaque para o aplicativo do evento que permitia que você já entrasse em contato com outros participantes e palestrantes além de permitir também que você fizesse sua agenda personalizada de acordo com as palestras do seu interesse.

O WebSummit contou com diversas palestras no Palco Central e palcos com temas específicos como :
Auto Tech/TalkRobot (o maior encontro de automóveis autônomos, carros conectados e internet das coisas)
Content Makers (para criadores de conteúdo)
Binate.io (a maior conferência do mundo sobre dados)
Creative (maior conferência da Europa sobre design)
FullSTK (mostra dos mais  incríveis desenvolvedores e cientistas)
Future Societies (conferência que discute como as cidades, a vida no trabalho e nossa cultura estão sendo transformadas, para melhor e para pior)
Growth Summit ( reune os principais líderes de empresas de hoje e amanhã)
Health Conf (maior conferência sobre saúde)
Modum (maior feira de moda tecnologia),
Money Conf (conferência sobre o futuro das finanças e pagamentos)
MusicNotes (maior conferência sobre música e tecnologia)
Panda Conf (principal conferência mundial para 10.000 marketeiros e tecnologistas
Planet:tech (conferência que fala sobre sustentabilidade, tecnologia verde e ambiental,  eficiência energética e tecnologia limpa)
PlayerOne (pela primeira vez no WebSummit, uma conferência sobre a indústria de jogos)
Q+A ( palco onde a audiência teve a chance de fazer perguntas para grandes palestrantes do evento
SaaSMonster (maior conferência do mundo sobre SaaS),
SportsTrade (maior conferência do mundo de negócios relacionados ao esporte
Startup University ( conferência que explora os estágios para construir uma startup com CEOs, fundadores e investidores)
Sunset Summit – happy hour que acontece no segundo e terceiro dia do WebSummit
Pub Summit – na primeira noite após a abertura oficial do evento, os participantes se encontram nos pubs de Lisboa
Night Summit – networking com outros participantes continuava noite adentro em bares, restaurantes e festas organizadas somente para os participantes

Também havia três palcos para ‘pitches’, workshops, seminários e mentorias oferecidas por parceiros como Google,  Mercedes-Benz, Amazon. Destaque para a Booking.com que teve uma grande área dedicada a mentoria para mulheres na tecnologia.

 

WebSummit

20171106_201158A conferência reuniu em quatro dias palestrantes do mundo todo.  O ex-presidente François Hollande e Stephen Hawkins (por vídeo) fizeram parte da noite de abertura do evento.  Brian Krzarnich (CEO da Intel), Brad Smith (Presidente da Microsoft), Werner Vogels (CTO da Amazon), Mark Hurd (CEO da Oracle), Kevin Bandy (CDO da Cisco Systems), Blake Irving (CEO do Godaddy) foram alguns dos grandes nomes que também estiveram por lá.

No canal do GetYuppy no Youtube você pode conferir alguns vídeos de palestras que gravamos no WebSummit.

O WebSummit se tornou o mais importante e maior mercado de tecnologia da Europa. Em termos de números foram:
– Quase 60.000 pessoas vindas de 170 países
1.200 palestrantes de classe mundial
1.400 dos investidores tecnológicos mais influentes do mundo dos principais fundos do mundo
Mais de 2.100 startups de todo o mundo participaram do evento
2.600 dos principais meios de comunicação mundial vieram contar as histórias que surgiram da Web Summit. Líderes do Financial Times,Inc., Mashable, Vogue, Venture Beat, Fast Company, Business Insider, the Washington Post. Âncoras da CNN, Fox, CNBC, BBC e Bloomberg. Colunistas do the New York Times, Wall Street Journal, the Guardian, Le Monde, Fortune and Forbes, incluindo o GetYuppy credenciado pelo segundo ano consecutivo para cobrir o evento 🙂
– Quase metade dos participantes registrados em Lisboa eram do sexo feminino
– 35,4% dos palestrantes eram do sexo feminino
– Mais de 205 mil copos de papel recicláveis foram utilizados durante todo o evento
– Havia um cabo de fibra suficiente para correr até o pico do Monte Everest oito vezes (80,000 km).
– 2,2 milhões de sessões wifi acumuladas ao longo do evento.
– 45 terabytes de tráfego durante a duração do evento.

Graças a Feedzai, e a Agência Espacial Européia, o astronauta Paolo Nespoli enviou uma mensagem especial do Espaço para os participantes do Web Summit.

Foram mais de 70 startups brasileiras expondo nos pavilhões da feira. Conversamos com algumas delas e  a opinião de todas foi unânime: acharam positiva a participação no evento e fizeram ótimos contatos com parceiros e investidores.

Abaixo,  algumas fotos dos stands nos pavilhões. Entre algumas startups brasileiras você confere os stands e CEOs da Soupop, Clubee e WedoLogos. Últimas fotos são da sala de imprensa e área VIP  para os palestrantes.

Nesse ponto de encontro global para as empresas mais disruptivas do mundo e todos interessados em saber como a disrupção pode transformar seus negócios e suas vidas; tivemos a oportunidade de estar na conferência exclusiva da Sophia the Robot, trazida pelo SingularityNET, vimos também a apresentação de Gillian Tas, CEO da Booking.com, uma conversa no palco principal com o José Neves, CEO da Farfetch , unicórnio Português ( unicórnio são chamadas as startups que valem mais de 1 bilhão), uma conversa com o grande guru do Lean Startup, Steve Blank da Stanford University entre outras.

Web Summit

Fora a incrível evolução de Sophia (que já está em sua quarta geração e agora seu rosto é feito de um material que se assemelha a pele humana), as expressões faciais que ela consegue fazer são realmente impressionantes.  Mas ainda, eh sentir ela te direcionando um olhar, você tem de fato a impressão de que parece um ser humano olhando para você. (No nosso canal do Youtube, você pode conferir Sophia falando com os jornalistas na coletiva de imprensa que ela deu).

Outros destaques do que vimos e ouvimos por lá:

Werner Vogels (CTO da Amazon) – exaltou que a interface de voz representa a próxima  maior disrupção na computação. Alexa, o assistente de voz criado pela Amazon está em toda parte, pronta para receber, compreender, processar e responder em segundos qualquer pedido. A cada interação, Alexa está ficando mais inteligente. Através da Alexa pode-se pedir que ela ligue a máquina de café, o ar-condicionado, que ela ligue para um amigo, entre outros, Hoje, ela está disponível em vários dispositivos da Amazon e de empresas parceiras.

Margrethe Vasteger (European Comission of Competition)‘Não é a lei da selva mas a lei da democracia que funciona’.Falou sobre a regulação de empresas digitais como Facebook, Google, Apple. Margrethe afirmou: ‘Sociedade é sobre pessoas, não sobre tecnologia’ e que ‘Se não aprenderemos a confiar novamente na tecnologia nós jamais seremos capazes de aprender seu potencial’.

 Bryan Johnson (CEO da Kernel) – promete que irá hackear nosso cérebro humano e que nos dará superpoderes . Já investiu US$ 100 milhões de seu próprio dinheiro na empresa.

José Neves  (CEO da Farfathec) –  ‘A revolução da mídia está no influenciador’. / ‘O CEO precisa focar na visão da empresa, pensar para onde ela está indo enquanto os operadores da empresa devem focam em gerenciar o dia-a-dia da empresa’. Quando perguntado qual o líder que ele admira, citou Mark Zuckerberg por ser visionário ao pivotar.

Blake Irving (CEO do Godaddy)  – ‘O CEO tem que ser o farol da mudança dentro da empresa’.  ‘Você tem que criar uma visão bem grande e que tenha significado para as pessoas’. 

Kevin Bandy (Chief Digital Officer da Cisco Systems) – ‘Devemos reimaginar o trabalho. Reimaginar o valor’.  ‘Tecnologia não deve ter como objetivo trocar humanos e sim amplificar as capacidades humanas’. Segundo Kevin, na hora de comprar um carro você não precisará mais ir na concessionária, você poderá interagir com o vendedor na sua casa, através de  realidade aumentada.

Steve Raymond (CEO da 8i) – Mostrou que hologramas farão parte de nossa vida. Imagine visitar um museu do Santos Dumont e ter a sensação de vê-lo em pessoa falando sobre seus projetos e carreira. Segundo ele, você poderá ter um personal trainer famoso como a Gabriela Publiesi ao seu lado mostrando como fazer determinado exercício. ( Veja o vídeo dessa apresentação no nosso canal do YouTube). ‘Os hologramas também poderão ser usados no treinamento de pessoas, auxiliando na construção; já a loja do futuro poderá te enviar um consultor de moda na sua casa para te ajudar a escolher as melhores opções de roupa para você’.

Antonio Guteres ( Secretário das Nações Unidas) – falou sobre duas grandes ameaças no mundo moderno: a mudança climática que traz um maior número de desastres naturais e o aumento da competição por fontes naturais e o crescimento da inegualdade no mundo.

O WebSummit teve como palco principal a MEO Arena e quatro pavilhões com vários stands de fornecedores, hubs de startups de várias cidades e países como França, Holanda, Inglaterra, Espanha, Braga, Porto, entre outras.

Na área externa era possível fazer um test-drive com o BMWi,  carro elétrico que já está sendo comercializado na Europa desde 2013. Nas fotos, registramos também a escultura de um carro  futurístico que estava sendo exposto no stand da BMW além do DriveNow, serviço de carsharing utilizado na Europa. Muito bacana também a versão do carro sueco para dois passageiros com assentos um na frente do outro (vide foto). No stand podia-se ter a sensação real do carro através de óculos de realidade virtual. Realmente incrível! Nós adoramos o carrinho mas é preciso esperar até 2020.

Entre as várias opções de food trucks na hora do almoço, havia nossa velha conhecida aguardente 51 fazendo a festa para alguns e tornou-se também ponto de encontro da turma de brasileiros que estavam por lá.

Ao final do dia, a partir das 16h, começava o Sunset Summit. Ao lado da Arena principal do WebSummit, num imenso pavilhão, com diversos salões, música e atrações para agradar todos os gostos, desde um show de fado, a dançarinos com DJ, uma dupla cantando rap português, finalizando com um palco montado na área externa onde havia vários food trucks para as pessoas poderem curtir a noite e continuar o networking de forma mais social.

WebSummit

WebSummitCom término previsto para as 22h, a programação continuava com o Night Summit onde os participantes se reuniam no Bairro Alto, região com vários barzinhos em Lisboa. A primeira noite se estendeu com uma festa num andar superior do Time Out, Mercado da Ribeira. Na noite seguinte, a festa que reuniu o pessoal do WebSummit aconteceu no LX Factory, um lugar super charmoso com vários restaurantes e lojas. Impressionou a organização do evento. Somente pessoas com a pulseira do WebSummit eram permitidas entrar. De manhã, a organização do evento também impressionou com o cronograma e horário perfeito de grande parte das palestras.

O grande auge ficou por conta do fechamento da conferência com discurso de Al Gore, que foi simplesmente ovacionado por uma arena completamente lotada e ávida por ouvi-lo. A emoção foi contagiante. AlGore como sempre apelou para que todos se conscientizassem da importância da mudança climática e convidou todos a fazerem parte dessa corrente para salvar o planeta. Não amanhã, mas, hoje. Agora.

Logo após, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu Paddy Cosgrave e convidou todos a estarem de volta em 2018, 2019, 2020… Ao final dos 4 dias de evento, todos saímos entusiasmados e já contando a data para estarmos de volta. O WebSummit é um evento de negócios, inovação e tecnologia em que as pessoas interagem e de fato fazem acontecer. Lisboa com seus dias lindos de sol e noites de luar encantou à todos e mostrou que eh uma cidade pronta para receber um evento internacional de tal porte.

Em 2018, tem mais. Até lá!

Daniella Meirelles
Editora, GetYuppy

Dica yuppy: Para os que se animaram de ir aproveitem para comprar o ingresso com valor promocional. No momento você consegue comprar dois ingressos pelo valor de um através do link: https://websummit.com/2for1

 

20171113_160037

FavoriteLoadingMarcar como Favorito
Compartilhe nas redes!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Seja bem-vindo!

UA-77258271-1
%d blogueiros gostam disto: