websummit 2016

WebSummit 2016

WebSummit 2016, maior evento de empreendedorismo da Europa está acontecendo em Lisboa

Ontem foi o primeiro dia de conferências do WebSummit 2016, maior evento de empreendedorismo da Europa que está acontecendo em Lisboa. O evento conta com 21 conferências que acontecem paralelamente. Mais de 50 mil pessoas estão atendendo o evento que conta com mais de 600 palestrantes.

Entre os destaques do dia, Mike Schroepfer, CTO do Facebook , que abriu a conferência no palco principal do Web Summit, falou sobre sua visão para o futuro. Conectividade Ubíqua, Inteligência Artificial e Realidade Virtual são as apostas para a próxima década.

Para ajudar a resolver o desafio de conectar cerca de 4 bilhões de pessoas que não têm acesso à Internet no mundo, Facebook aposta em aviões autônomos movidos à energia solar sobrevoando 24hs por dia as áreas mais carenciadas. Outro objetivo da empresa é investir em backbones WiFi para os ambientes urbanos, utilizando tecnologias open source.

WebSummit2016

No campo da Inteligência Artificial, Schroepfer descreveu as pesquisas do Facebook à partir de 1993 com o primeiro sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Desde então, o aumento exponencial do poder computacional tem permitido ao Facebook processar as cerca de 2 bilhões de fotos compartilhadas por dia, analisando em tempo real todos os elementos que compõem uma imagem. Para o futuro o desafio será construir redes neurais que possam resolver desafios complexos e até criar obras artísticas abstratas, como fazem os seres humanos.

Além de jogos hiper realísticos, Facebook aposta na Realidade Virtual para conectar pessoas a quilômetros de distância. Schroepfer demostrou aplicações com avatares e dispositivos de AR (capacetes, óculos e controles) que podem aproximar parentes e amigos. Ainda, Schroepfer mencionou um projeto que está sendo conduzido em São Paulo (Brasil) para recuperação dos movimentos em pessoas com lesões utilizando VR e outro nos campos de refugiados da Síria. Neste momento foi bastante ovacionado pela audiência no MEO Arena.

Por último, com essa visão de futuro, Facebook espera criar conexões sociais profundas independente da distância.

Na área de Fintech, Peter Smith falou sobre as profundas mudanças que a tecnologia de blockchains promete causar.

websummit2016websummit2016

 

 

 

 

 

Hoje, Tasha McCauley, Vice President of GeoSim, falou sobre a digitalização da cidade de Toronto. O modelo 3D gerado permite a realização de simulações complexas e a superposição de informações de IoT em tempo real. É a web das páginas dando lugar à web das coisas.

websummit 2016

 

Sonny Vu, CTO Fossil Group, falou sobre o Fitbit e o futuro dos wearables. “Os consumidores esperam mais dos seus wearables: maior autonomia de bateria, AI, assistentes de voz e novas funções para além de tracking e notifications”.

websummit2016

screen-shot-2016-11-09-at-6-12-00-pm

 

 

 

 

 

 

websummit 2016

#websummit #websummit2016 #lisbon #portugal #getyuppy

 

FavoriteLoadingMarcar como Favorito
Compartilhe nas redes!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
UA-77258271-1
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: