‘Leitura em Família’ neste sábado na Lagoa

Em parceria com o projeto Livros nas Praças, uma biblioteca sobre rodas itinerante que percorre comunidades carentes no Rio, dia 20 de maio, o Centro Educacional da Lagoa (CEL) traz para o Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, das 9h às 16h, o Leitura em Família, evento que tem o objetivo de incentivar o hábito de ler em família.

Já se sabe que a rotina de ler para os filhos ou com os filhos impacta positivamente no desenvolvimento de crianças, principalmente. Segundo pesquisa divulgada pela Universidade de Nova Iorque (NYU), em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) e o IDados, cerca de 14% apresentam ganho no vocabulário. 27% de crescimento na memória e 25% de aumento do índice de crianças com bom comportamento.
Captura de Tela 2017-05-20 às 13.48.23A ideia é que a criança e o jovem entre na biblioteca móvel, escolha um livro e leia o exemplar com o responsável e que, em seguida, a criança faça um desenho para ilustrar o que entendeu sobre a obra, estimulando a criatividade, a sensibilidade e a capacidade de comunicação.

O envolvimento da criança no processo de escolha dos títulos promove o hábito de leitura porque além do conhecimento permite prazer a partir da própria identificação e/ou interesse sobre o tema. Mais, quando o processo é realizado em conjunto com a família, os resultados são ainda maiores, pois o estímulo tem mão-dupla: contribui na formação das crianças e também dos adultos, igualmente em aprendizado quando o assusto é educação dos filhos. Importante ponto ainda é o ganho na aproximação da família que a ação propõe.

No colégio, esta técnica é utilizada desde a Educação Infantil, através do projeto Ler o Mundo – no qual desde o Pré I, os alunos levam livros diversos para casa para leitura com responsáveis, e o evento traz o mesmo propósito.

“É muito importante incluir a criança em todo processo de aprendizagem, inclusive, na hora de tomada de decisões. Obter um livro com o qual ela se identifica faz com que o contato com a obra seja mais prazeroso, com isso, as capacidades cognitivas e de aprendizado serão desenvolvidas mais facilmente, trazendo benefícios diretos, inclusive, no dia-a-dia fora da escola também.”, explica May Chagas, diretora da CEL.

O ônibus-biblioteca ficará no estacionamento do Parque e contará com duas tendas de suporte, tapetes emborrachados e mesas para melhor atender o público presente. Serão distribuídos, ainda, kits com lápis de cera, lápis de cor e papel para oficina de desenho.

Captura de Tela 2017-05-20 às 13.48.47A programação possui também duas sessões de bate-papo com escritores de literatura infantojuvenil. Às 11h, Mirna Brasil Portella, autora dos livros ‘Carnavalança’, ‘Do Mar’, ‘Chuá-chuá: Gota D’água’, entre outros, conversa com as crianças sobre o mundo infantil, além de seus trabalhos – inspirados – e em parceria com grandes músicos da MPB, como Chico Buarque, Maria Rita, Luiz Melodia, Martinho da Vila e outros.

Às 15h, a autora, Giulia Paim fala com jovens e pais sobre o livro ‘Boston Boy’, é a hora de trocar ideias sobre as principais curiosidades e conflitos da galera na adolescência – e como os pais podem participar sem invadir o espaço dos jovens. Na obra, a personagem principal compartilha com os leitores esse momento de descobertas, ídolos e relacionamentos.

Mais de 40 livros foram doados pelo CEL ao projeto Livros nas Praças para esta ação que tem classificação livre para todos os públicos.

O Leitura em Família começa às 9h e tem programação gratuita.

Realização:
CEL | Korporativa Marketing Cultural

Apoio:Cultivar | Saraiva

Serviço:
Projeto Leitura em Família
Data: 20.05.2017
Horário: 9h às 16h
Local: Parque dos Patins – Lagoa
Gratuito

Contatos
– CEL
May Chagas (Diretora Pedagógica do Centro Educacional da Lagoa)
cel: 99986-7155 | email: may@cel.g12.br

FavoriteLoadingMarcar como Favorito
Compartilhe nas redes!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
UA-77258271-1
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: