Bate-papo e 03 curtas com a cineasta francesa Clara Elalouf

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro realiza, na terça-feira, 24, às 19h30, um bate-papo com a cineasta francesa Clara Elalouf. A cineasta francesa Clara Elalouf apresentará seus filmes Peau Neuve (2009), Koubi (2014) e I comme Illettré (2015). A trilogia aborda a questão da ausência e da memória como poder de transformação. Após a apresentação dos filmes, haverá um bate-papo com a cineasta sobre esses assuntos e a sua trajetória profissional.

A entrada é gratuita! 🙂 e o evento é realizado em francês, sem tradução.

Local: Auditório Aliança Francesa Botafogo – Rua Muniz Barreto, 746

Senhas distribuídas 1 hora antes do evento na Galeria da AF Botafogo.

 

Clara Elalouf estreou como autora de várias séries e programas de TV para canais abertos, como o “Futur immédiat” para a France 3, “H ”para o Canal plus, “Classe Mannequin” para a M6, entre outros. Em busca de uma via mais livre e engajada, mudou de rumo após vários anos escrevendo ficção, e passou a trabalhar como assistente de direção do documentário de Daniel Karlin, “Et si on parlait d’Amour” (“Vamos falar de amor”, em tradução para o português).  A partir daí, Clara Elalouf usou sua experiência de roteirista para trabalhar com diretores e produtores.

Como diretora, realizou seu primeiro filme “Peau Neuve” (2009), selecionado e premiado nos maiores festivais: Clermont Ferrand –  prêmio do júri – , qualidade CNC, Unifrance, Cannes, etc. Este filme é também o primeiro de uma trilogia que inclui Koubi (2014) e I comme Illettré(2015).

Sinopse dos filmes

Peau Neuve

Hoje, muitos homens e mulheres frequentam os banhos municipais. Alguns por necessidade, por não terem chuveiro em casa. Outros que, mesmo tendo chuveiro, preferem tomar banho nesse espaço público. São momentos do corpo passando por diferentes rituais, em função do sexo, das origens, das obsessões. Do barbear à hidratação do corpo com creme ou ao reflexo da própria imagem no espelho.(Duração: 12:43)

Koubi

Koubi nos leva ao coração de Belleville, num lugar onde homens, judeus e árabes, encontram-se todo dia para jogar cartas, rir, dialogar numa língua compartilhada pelos mais velhos, a língua da sua terra e das suas lembranças: o judeu-árabe. (Duração: 17 min)

I comme Illettré

Através da história do pai, e longe dos clichês que costumam cercar o iletrismo, a diretora sai ao encontro de pessoas que escrevem a vida de forma diferente. Neste filme, aqueles que não têm voz tomam a palavra e questionam do jeito deles, a relação antagonista entre língua falada e língua escrita.(Duração: 50 min)

 

Sobre a Aliança Francesa                                                                           

A Aliança Francesa comemorou 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 40 associações e 69 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

http://www.rioaliancafrancesa.com.br/

 

FavoriteLoadingMarcar como Favorito
Compartilhe nas redes!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
UA-77258271-1
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: