200 anos da Missão Artística Francesa – 7a edição do Circuito BNDES Música Brasililis

Conferência com Rosana Lanzelotte e Jacques Leenhardt

Data: Terça-feira, 31 de maio

Hora: 19h30

Local: Auditório da Aliança Francesa Botafogo – Rua Muniz Barreto, 746

Entrada franca. Lugares limitados por ordem de chegada. 

Senhas distribuídas 1 hora antes do evento.

Evento realizado em francês, sem tradução.

http://www.rioaliancafrancesa.com.br/

 

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro realiza na terça-feira, 31, às 19h30, uma conferência com o diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Prais), Jacques Leenhardt, sobre a Missão Artística Francesa de 1816. O encontro, que terá mediação da musicista Rosana Lanzelotte será gratuito e realizado em francês, sem tradução.

A conferência abre o VII Circuito BNDES Música Brasilis que este ano relembra os 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil. Jacques Leenhardt é responsável pela reedição moderna do livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, obra de Jean-Baptiste Debret publicada originalmente na França em 1839. O livro fala sobre o pintor membro da Missão Artística Francesa que em 1816 veio ao Brasil para dar início ao ensino das Belas Artes.

Idealizado pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, a sétima edição do circuito que realiza espetáculos cênico-musicais em que a música clássica é contextualizada por roteiros teatrais e projeções faz referência, também, aos 200 anos do noivado de D. Pedro e Leopoldina, 180 anos de nascimento de Carlos Gomes e 80 anos de Raul do Valle.

Lugares limitados por ordem de chegada. Senhas distribuídas 1 hora antes do evento.

Sobre a conferência 

Jacques Leenhardt – Possui graduação em Filosofia – Université de Genève (1965), graduação em Sociologia – Université Paris-Sorbonne (1966) e doutorado em Sociologia – Université de Paris X, Nanterre (1972). Atualmente é diretor de estudos da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história, arte, urbano, leitura, narrativa e América Latina.

Rosana Lanzelotte – Cravista, gravou desde obras raras de Bach e Haydn até as sonatas inéditas do português Avondano e peças brasileiras. Resgatou as obras de Neukomm no CD Neukomm no Brasil, um dos cinco nomeados para o Grammy Latino e vencedor do V Prêmio Bravo. É autora do livro “Sigismund Neukomm, Música Secreta – Minha Viagem ao Brasil” (2009). Doutora em Informática, idealizou a iniciativa que disponibilizou na web toda a obra de Ernesto Nazareth. Criadora do portal Musica Brasilis, recebeu o prêmio Golfinho de Ouro, concedido em 2002 pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio, e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres, outorgada em 2006 pelo governo francês.

Sobre a Aliança Francesa                                                                           

A Aliança Francesa comemorou 130 anos de atividades no Brasil em 2015. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 40 associações e 69 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

 

 

FavoriteLoadingMarcar como Favorito
Compartilhe nas redes!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
UA-77258271-1
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: